radio

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lei Seca passa a ter menos tolerância com álcool a partir desta terça

A partir desta terça-feira (29), quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado. Pela resolução, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, será encaminhado para a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos.
Nem mesmo o uso de enxaguantes bucais com algum teor alcoólico escapa das novas regras. “A lei não dá margem. Qualquer concentração estará sujeita a penalidade. No caso do enxaguante, o caso teria que ser analisado individualmente, mas o condutor seria pego pelo bafômetro", explica o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos, de acordo com a resolução. Os policiais deverão preencher um questionário. No documento, marcarão os possíveis sinais de embriaguez que o condutor apresente, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão. De acordo com o ministro, não existe um número mínimo de características exigido para justificar a embriaguez. “Ele deve apresentar um conjunto dessas características. Geralmente uma vem acompanhada de mais”.
Caso o condutor apresente esses sinais, está sujeito às penas administrativas mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Para a infração ser considerada crime, é preciso a comprovação por meio de exames, não necessariamente de sangue. “Eles [os exames] serão determinados pelo agente de trânsito e o condutor será encaminhado ao laboratório indicado na delegacia”, explica o ministro. O condutor pode recorrer à Justiça.
Aguinaldo Ribeiro disse que, para melhor aplicação da legislação, os agentes de trânsito estão fazendo cursos de capacitação, que serão ampliados em 2013. O governo espera, com as medidas, reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito até 2020. De acordo com dados do ministério, a redução tem por base o número de mortes registrado em 2010, 42 mil.


Fonte: ABr

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Adeus ao eterno 'Funa'


Murici amanhaceu com tons de tristeza nesta segunda-feira, dia 28, com o falecimento da notória figura popular de nossa cidade - o FUNA. Bastante conhecido por sua expressão carismática, o amigo Funa nos deixou de forma prematura ao ser vitima de infarto fulminante.

Vai com Deus, Funa!

Fonte: Blog do Lininho

Nenhuma boate ou casa de shows em Alagoas tem autorização do Corpo de Bombeiros

Nenhuma casa de show ou boate do estado de Alagoas possui o Certificado de Aprovação do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico. A informação é do Corpo de Bombeiros, órgão responsável pela emissão do documento que é requisito fundamental para que os estabelecimentos sejam autorizados a funcionar.
De acordo com a capitã Viviane Susuki, alguns estabelecimentos entregaram os Projetos de Segurança contra Incêndio e Pânico, mas todos foram reprovados pelo Corpo de Bombeiros. Outros estão com o Certificado de Aprovação vencido – o documento tem validade de um ano, e os demais sequer entregaram os projetos para aprovação do órgão.
O documento, que é emitido após análise do projeto e vistoria do local, é um dos requisitos para que a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) libere o alvará de funcionamento da boate ou casa de show. O certificado confirma que a edificação contempla todos os requisitos de segurança contra incêndio e pânico.
“Se alguma casa de show ou boate está com o alvará de funcionamento em dia, há algo errado por parte da prefeitura. O alvará de funcionamento só pode ser liberado com o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, e hoje nenhum estabelecimento do estado tem esse certificado”, informou Susuki.
A cada ano, os estabelecimentos passam por uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros, que verifica se houve reformas ou alterações no que foi previsto pelo Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico. Os bombeiros também observam se algum item de segurança não está recebendo a manutenção adequada. Só após a vistoria o Certificado de Aprovação é renovado por mais um ano.
Segundo o órgão, a fiscalização será intensificada em 35 municípios do estado.
Na manhã desta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros e a SMCCU se reuniram com o Ministério Público Estadual (MPE), que convocou o encontro para alertar os órgãos quanto à prevenção de acidentes como o ocorrido na madrugada deste domingo (27), em uma boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio matou mais de 230 pessoas.
“Se o estabelecimento não cumprir as leis, a lei deve ser aplicada. Não tem condição de estar aberto? Feche. Não podemos contemporizar”, afirmou o procurador-geral em exercício, Antiógenes Lira. “Eu não quero estar aqui amanhã para enterrar um corpo”, disse.
SMCCU fará levantamento de casas de shows que funcionam sem alvará
No cargo há duas semanas, o superintendente municipal de Controle e Convívio Urbano, Neander Teles Araújo, não soube especificar quantas casas de shows possuem alvará de funcionamento. O superintendente se comprometeu em fazer o levantamento e informar os dados ao MPE e ao Corpo de Bombeiros.
“Reunirei nossa equipe ainda hoje e vamos adotar as medidas cabíveis. Não posso afirmar que vamos interditar todos os estabelecimento de imediato, mas começaremos a agir já. Se os prazos concedidos anteriormente estiverem vencidos, aí sim, temos respaldo legal para providenciar o fechamento”, declarou.
A SMCCU informou que iniciará nesta terça-feira (29) uma fiscalização em boates e casas de shows em Maceió para verificar se os estabelecimentos possuem autorização para funcionar. De acordo com o cronograma do órgão, todos os estabelecimentos desse tipo devem ser visitados.
Fonte: Tudo na Hora

polícia prende músicos e dono da boate Kiss

 Três pessoas envolvidas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), foram presas esta manhã em caráter temporário. A informação foi confirmada pelo delegado da 1ª Delegacia de Polícia (DP) do município, Marcos Viana.
Foram presos um dos sócios da boate e dois músicos da banda Gurizada Fandangueira, que fazia show no local no momento do acidente que deixou mais de 230 mortos.
Segundo a polícia gaúcha, ainda há um quarto e último mandado de prisão preventiva a ser cumprido com a apresentação de um terceiro integrante da banda. Dois presos já prestaram depoimento hoje e assumiram o show pirotécnico, mas não a responsabilidade.
Segundo o delegado, os pedidos de prisão temporária de cinco dias foram decretados em razão de boatos de que eles poderiam deixar a cidade sem prestar depoimentos à polícia.
“Em razão disso, concluímos pela necessidade de pedir a prisão temporária, já que acreditamos que os depoimentos deles são necessários para nos ajudar a esclarecer o episódio”, declarou o delegado à Agência Brasil.
Está marcada para o fim da manhã uma coletiva de imprensa na 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria para detalhar as investigações sobre o incêndio que deixou ao menos 231 mortos e a identidade das três pessoas detidas hoje.


Fonte: Agência Brasil

domingo, 27 de janeiro de 2013

Rap Ofcial da P.J.M.P de Murici

Rap Oficial da Pastoral da Juventude do Meio Popular (P.J.M.P) de Murici dos amigos rimando pelo os Cristiano Correia e Ailton Fiftycent.
Clique os nomes e veja os perfil dele na Rede social facebook.

Ao menos 245 morrem em incêndio em boate no RS, diz polícia

Atualizado: 27/01/2013 às 10:44

A polícia atualizou o número de mortos em uma boate na cidade de Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul. Foram pelo menos 245 mortos e mais de 48 feridos, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado, segundo a Polícia Civil. O fogo começou por volta das 2 horas deste domingo. 
Em entrevista a uma rádio Gaúcha, o delegado de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz, disse que a princípio as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.
"Estamos retirando os corpos do local e tomando as providências necessárias para o início das investigações. Não se sabe ainda o número exato de corpos. Mas em princípio não há nenhum corpo em situação precária que possa prejudicar a identificação. As pessoas não conseguiram sair. A saída parece pequena para o número de pessoas que estava lá dentro, e o pânico acabou gerando essa situação", contou.
A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento.
As primeiras informações dão conta de que o fogo teve início com um sinalizador utilizado no show de uma banda, faíscas teriam atingido o teto da boate Kiss, na rua dos Andradas, e incendiaram a espuma de isolamento acústico.
A quadra do Centro Desportivo Municipal está isolada, pois o local está recebendo corpos para serem identificados pela perícia. Ao menos cinco pessoas que receberam atendimento não resistiram e morreram. Outros oito estão internados em estado gravíssimo.


Fonte: Com agências

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Programação Oficial da Festa da Padroeira de Murici - 2013

O prefeito Remi Calheiros anunciou na noite desta quinta-feira, dia 24, a programação social dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Graça, padroeira de Murici. Confira:

26/01 (sábado)

Mô Fio e Hugo & Rodolfo

27/01 (Domingo)

Som de Trio E Bora-Bora

30/01 (quarta)

Show de Calouros e Swing Pankadão e Moleke Atrevido

31/01 (quinta)

Luan Estilizado e Affarra

01/02 (sexta)

Aeromoças e Geraldinho Lins

02/02 (sábado)

Danados do Forró, Flash Back e Cavalo de Pau

03/02 (domingo)

Gabriel Diniz e Baby Som

Fonte: Blog do Lininho

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Conta de luz vai baixar a partir desta quinta; Dilma descarta racionamento

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, “sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento, no curto, médio ou no longo prazo”. Dilma anunciou que, a partir de amanhã, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.
corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado. “Com a redução de tarifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétrico, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica”, disse Dilma. Ela assinou hoje um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.
Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paranaense de Energia - Copel) também terão a conta de luz reduzida.
A presidenta criticou duramente as previsões sobre a possibilidade de racionamento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Ela explicou que praticamente todos os anos as usinas térmicas, movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, são acionadas com menor ou maior exigência para garantir o suprimento de energia do país. Segundo Dilma, isso é “usual, normal, seguro e correto”.
“Surpreende que algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram, o Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava. E agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”, explicou.
A presidenta disse que o país irá dobrar em 15 anos a capacidade instalada de energia elétrica, que hoje é 121 mil megawatts. Segundo ela, no ano passado, o país colocou em operação 4 mil megawatts e 2,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e, este ano, deve colocar mais 8,5 mil megawatts de energia e 7,5 mil quilômetros de novas linhas. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para crescer e, bem, neste e nos próximos anos”. Dilma também disse que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguros do mundo porque trabalha com fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre na maioria dos países.
Durante o pronunciamento, a presidenta também criticou os que, segundo ela, “são sempre do contra”, e não acreditavam que o governo conseguiria baixar os juros, aumentar o nível de emprego e reduzir a pobreza.
“Nesse novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. Pois nosso país avança sem retrocesso em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje podemos ver como erraram feio no passado os que não acreditavam que era possível crescer  e distribuir renda, que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria e não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”.
Dilma disse que os que tentaram “amedrontar” os brasileiros com a queda do emprego ou a perda do poder de compra do salário também erraram e que “não faltou comida na mesa nem emprego”. Também citou a saída de 19,5 milhões de brasileiros da linha da extrema pobreza nos últimos dois anos.
“O Brasil está cada vez maior e imune a ser atingido por previsões alarmistas. Nos últimos anos, o time vencedor tem sido os do que têm fé e apostam no Brasil. Por termos vencido o pessimismo e os pessimistas, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história”.
Além de baixar o custo da energia, o Brasil tem baixado juros, reduzido impostos e também ampliou investimentos em infraestrutura, saúde e educação, segundo a presidenta. Na avaliação de Dilma, o país vai alcançar uma situação ainda melhor quando todos os brasileiros trabalharem para “unir e construir” e não para “desunir ou destruir”. “Somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos e pessoais”, concluiu. 

Fonte: ABr

Justiça decreta prisão do prefeito de Estrela de Alagoas

MPE acusa Arlindo e Ângela Garrote e quatro ex-secretários de desvio de R$ 1 milhão 

A presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas expediu mandados de prisão contra o atual prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote da Silva Neto, e mais cinco ex-secretários municipais. As prisões foram expedidas com base nas acusações apontadas pela Procuradoria Geral de Justiça atendendo a solicitação do Ministério Público Estadual. O prefeito e os ex-secretários foram denunciados por sete crimes. Arlindo Garrote é acusado de ser o líder de uma organização criminosa que desviou quase R$ 1 milhão dos cofres públicos. Até o momento, Ângela Garrote, ex-secretária e mãe do atual prefeito, foi presa e os demais acusados negociam com o MP e com a Polícia Civil suas apresentações.  

Ângela Garrote, que foi presa em Maceió, no bairro da Pajuçara, recusou-se a fazer o exame de Corpo de Delito, no Instituto Médico Legal e assinou um documento no qual abre mão de realizar o exame. Ela foi encaminhada na mala de uma viatura da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) por volta das 20:40h para Casa de Custódia, no bairro do Jacintinho.

Investigações

As investigações são relativas aos anos de 2009, 2010 e 2011 e se referem a fraudes em processos licitatórios para obras que deveriam ter sido executadas para ampliação e melhoramento da infraestrutura da rede viária, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Obras, Viação e Urbanismo e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. “Os pagamentos foram dolosamente manipulados e fraudados, em acintosa afronta às disposições que regulamentam as despesas públicas”, diz trecho da denúncia ofertada pelo procurador-geral de Justiça Sérgio Jucá e subscrita pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE.

O prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote da Silva Neto, que à época respondia pelas titularidades da Secretaria Geral de Governo e da Secretaria de Administração e Finanças, daquela cidade, responde pela acusação de chefiar uma quadrilha que cometeu os crimes de peculato, peculato furto, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso e formação de quadrilha.

Figuram também como denunciados Ângela Maria Lira de Jesus Garrote, então secretária-geral de Governo; Washington Laurentino dos Santos, ex-secretário de Administração e Finanças; José Teixeira de Oliveira, à época secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Econômico; Djalma Lira de Jesus, ex-secretário de Urbanismo, Serviços Públicos e Meio Ambiente; e Marcos André Barbosa, ex-gestor da Secretaria de Saúde. Todos são acusados de desviar R$ 980.798,11 da Prefeitura de Estrela de Alagoas.

As fraudes

Após as investigações, o Gecoc conseguiu comprovar que o Município, no ano de 2009, tinha documentação que comprovaria o pagamento de serviços que supostamente teriam sido prestados por quatro empresas: HR Calheiros & Cia LTDA, Aliança Construções LTDA, Boa Terra Construções LTDA e Cinthia Construções LTDA. O valor totalizou R$ 202.560,11 e as despesas foram justificadas através de notas fiscais fraudadas.

Em 2010, novas empresas entraram para o rol das supostas beneficiadas pela Prefeitura de Estrela de Alagoas: Construart LTDA, Construtura Terra Nordeste LTDA, AL Construções e Consultoria – EPP, EAM Construções LTDAstrutura Farias Omena LTDA, Olisan Construções LTDA e ainda HR Calheiros & Cia LTDA e Boa Terra Construções LTDA. Elas teriam recebido R$ 521.485 mil.

Em 2011 os pagamentos ilícitos continuam a ser realizados. As empresas Construart LTDA, Aliança Construções LTDA, AL Construções e Consultoria – EPP, EAM Construções LTDA, Cinthia Construções LTDA e Olisan Construções LTDA aparecem novamente como pessoas jurídicas contratadas que, teriam recebido, irregularmente, R$ 256.182 mil. Entretanto, após analisar documentos apreendidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão e ter ouvido todos os donos das respectivas firmas, os promotores de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Hamílton Carneiro Júnior, Luiz Tenório Oliveira de Almeida e Elísio da Silva Maia Júnior constataram que as construtoras jamais prestaram serviços à Prefeitura de Estrela de Alagoas.

Em 11 depoimentos prestados, cujos termos de declaração estão anexados à denúncia, os empresários alegaram que há anos só trabalham com notas fiscais eletrônicas e não mais com notas fiscais impressas de talões, que jamais concorreram em qualquer modalidade e venceram licitações naquele município, que os documentos contendo as suas assinaturas e os timbres das empresas possuíam 'falsidades grosseiras' e negaram ter recebido quaisquer valores como forma de pagamento por serviço prestado. Também seguem em anexo as 45 notas de empenho, fiscais e recibos que foram falsificados.

Na denúncia, o MPE aponta a prática das irregularidades: “os acusados se apropriaram criminosamente do dinheiro público destinado aos pagamentos de obras supostamente contratadas e não realizadas, causando profundo prejuízo à municipalidade que, em consequência, se vê privada de ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população”.

Os pedidos de prisão

O MPE pediu as prisões de todos os acusados. “Os denunciados atuam no Município de Estrela de Alagoas, onde a maioria da população, inclusive servidores públicos, por temê-los, submete-se aos seus caprichos, sendo certo que, em liberdade, os denunciados causarão sérios transtornos à instrução criminal, uma vez que, sem restrição da liberdade de locomoção, serão capazes de subverterem o conjunto probatório, de intimidarem testemunhas, os familiares das testemunhas ou qualquer outra pessoa que se disponha a ofertar informações sobre eles, sobre a organização criminosa a que pertencem ou a respeito dos fatos que a eles são imputados”, justifica a chefia do Ministério Público Estadual.

“Além disso, em liberdade, os denunciados, em razão da influência e do poder que possuem, com certeza, praticarão novos crimes da mesma espécie, seja porque são acentuadamente propensos a práticas delituosas dessa natureza, seja porque, uma vez em liberdade, encontrarão os mesmos estímulos relacionados às infrações penais por eles já cometidas”, continua a argumentação para os pedidos de prisão preventiva.

A denúncia foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Alagoas na última sexta-feira (18), instância competente para julgar político detentor de mandato eletivo. Ao receber o documento, o chefe do Poder Judiciário, desembargador José Carlos Malta Marques, de imediato decretou a prisão do prefeito de Estrela de Alagoas e de cinco ex-secretários municipais. Com os mandados já expedidos, o procurador-geral Sérgio Jucá, através de uma parceria com a Polícia Civil, solicitou o cumprimento dos mesmos a fim de que os alvos fossem localizados e, consequentemente, presos. A operação está em andamento.

Além da prisão, o MPE/AL solicitou ainda que Arlindo Garrote perca o cargo de prefeito do município de Estrela de Alagoas e que ele fique inabilitado para o exercício de funções públicas pelo prazo de cinco anos, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular. 
Por: Gazeta Web

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Pinto da Madrugada desfilará com menos beleza', diz organizador

Por G1 AL

Apesar de falta de patrocínio, organizador garante desfile para o dia 2.
Direção do bloco está negociando ajuda de custos com município. 

"O Pinto da Madrugada vai desfilar pela Orla de Maceió com menos brilho e beleza este ano", disse o organizador de uma das prévias carnavalescas mais tradicionais do Estado de Alagoas.
Após inúmeras suposições e boatos sobre o cancelamento do desfile do Pinto da Madrugada, marcado para acontecer no próximo dia 2, em Maceió, os organizadores do bloco confirmaram que a programação será mantida.
"Estamos enfrentando sérias dificuldades financeiras por falta de patrocínio tanto do poder público como da iniciativa privada, mas estamos superando isso", disse um dos organizadores, Eduardo Lyra.
Segundo Lyra, os principais custos do bloco de rua são as orquestras e alegorias. "Não sei informar quanto é o custo total, mas temos gastos com alegorias, decoração, com os mais de 40 estandartes, com os 10 carros alegóricos", disse. "Nossa prioridade é garantir o pagamento das orquestras, porque aí o bloco sai, mesmo com menos beleza", completou.
De acordo com o organizador, existe um diálogo entre a diretoria do bloco e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) para definir a viabilidade da verba para o Pinto da Madrugada. "Existe uma dificuldade, principalmente com a prefeitura, por causa dessa transição de governo", afirmou Lyra.
"Somos uma organização sem fins lucrativos e marchamos contra esse esse lucro empresarial na cultura, mas a festa tem custos. Estamos disponibilizando camisas para venda, mas muita gente adere à fantasia para o desfile", disse.

 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Erasmo (Gol) é encontrado morto


Fotos/emergência190: Facebook

Erasmo Elias Calheiros de Amorim (Gol), 39 anos, foi encotrado morto na zona rural de Murici por trabalhadores rurais, Gol” estava desaparecido desde o último sábado, 19, quando saiu de bicicleta dizendo que ia passear.
O corpo foi encontrado em adiantado estado de putrefação no acesso a localidade conhecida como Siridó, próximo da ponte sobre o Rio Mundaú.
Um irmão da vítima, Edson Calheiros, esteve no local e bastante abalado disse que não acreditava que “Gol” tivesse sido assassinado.
“Meu irmão tomava muitos anabolizantes e acredito que ele tenha tido um infarto. Todos em Murici conheciam ele e ninguém na nossa família teve ou tem envolvimento com a polícia”, disse Edson que confirmou que o irmão mantinha uma academia de musculação "caseira" que funciona nos fundos do imóvel que residia.
Gol faz parte da história de Murici, das famosa vitaminas, de percorrer as ruas e de Murici e a BR com pneu grandes enrolado de correntes e de sua academia feita de materiais reclicados. Segundo informações de alguns perfil da rede sociais que ele tormou veneno, mas até o momento nada é oficial.
Fonte: emergência190








Calendário de Pegamento do Programa Bolsa Familia 2013


Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, as data de depende do final do seu NIS (Número de Indentificão Social) veja abaixo como você sabe as suas datas de pagamentos:

Procura-se


Prefeitura de Maceió quer armar guarda municipal da cidade

Por Tudo na hora

O secretário de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, coronel José Edmilson Cavalcante, disse que quer capacitar a Guarda Municipal para reforçar o policiamento da capital. A ideia é preparar os agentes para que trabalhem armados, já que hoje a maioria não possui os requisitos para isso.
A atuação da Guarda Municipal de Maceió, que tem como principal atribuição proteger o patrimônio público, foi um dos principais temas debatidos durante as eleições para prefeito em 2012. A possibilidade de armamento dos guardas do município começou a ser amplamente discutida após o assassinato do médico Alfredo Vasco, morto com um tiro no Corredor Vera Arruda, em Mangabeiras, em plena luz do dia, numa tarde de sábado em maio do ano passado.
Dos 836 guardas municipais, apenas 350 atendem à grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, segundo o secretário. “Vamos investir em formação continuada. Nossa Guarda Municipal já deveria estar usando armas, mas ainda não preenche os requisitos para isso. Essa é uma realidade que queremos mudar”, disse o coronel.
Edmilson Cavalcante se reuniu na manhã da última segunda-feira (14) com o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, para estabelecer um acordo de cooperação técnica entre as áreas de segurança estadual e municipal. Um grupo composto por técnicos dos dois órgãos vai elaborar um termo técnico entre Município e o Estado para a implementação de ações conjuntas no combate à criminalidade. 
O primeiro passo, segundo o secretário, será ir a Brasília para articular uma parceria com o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, para as capacitações que vão complementar a grade curricular dos guardas municipais. 
De acordo com a prefeitura, se obtiverem permissão e adestramento para trabalhar armados, os guardas poderão intensificar sua atuação dentro das atribuições constitucionais da função.

Internado com Alzheimer, Maguila é sedado para combater agressividade

por G1

Internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, Adilson "Maguila" Rodrigues, diagnosticado há três ano com mal de Alzheimer, foi sedado neste domingo para combater a agressividade provocada pela insônia. Segundo a esposa do ex-pugilista, Irany Pinheiro, que está acompanhando de perto a situação do marido, os médicos darão nesta segunda-feira os resultados dos exames realizados na sexta e no sábado. Só então a família terá conhecimento se o ex-boxeador permanece internado ou se já poderá voltar para casa.
- O quadro dele está estável. Foram pedidos alguns exames ontem e sexta. Estamos aguardando para amanhã. Ele foi sedado para tentar ficar mais calmo e dormir um pouco. Ele não dorme direito, então fica mais irritado. Estou a todo instante no quarto porque ele não quer que a gente reveze - disse Irany.
Maguila está com 54 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.

Prefeitos elegem novo presidente da AMA

Eleição tem início às 08h e segue até as 17h, na sede da Associação; apenas uma chapa concorre ao pleito .
 A partir desta segunda-feira (21), prefeitos de todo o Estado dirigem-se à sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Farol, com a finalidade de eleger o chefe do Executivo que vai comandar o órgão por dois anos. Apenas uma chapa concorre ao pleito, tendo o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), como postulante à presidência e o de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), como vice.

As negociações quanto à eleição para a presidência da AMA tiveram início após o último pleito - em outubro do ano passado - quando filiados se interessaram em colaborar com a Associação, chegando a formalizar cinco candidatos, mas "se afunilou com o passar do tempo". "Depois de muita discussão, ficaram apenas duas chapas: a minha e a do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas [PSDB]. Porém, chegamos a um consenso de união entre as chapas, isto é, Beltrão como candidato à presidência e Dantas, vice, que traz grande experiência técnica como presidente da Associação”, destacou Marcelo.

Outra novidade é a antecipação da eleição para esta segunda, em virtude de uma reunião marcada para o próximo dia 28, entre todos os prefeitos do País e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, onde serão apresentados programas sociais e de infraestrutura.

O pleito terá início às 8h e se estenderá até as 17h, na sede da AMA. O resultado será divulgado após o encerramento da eleição, mas, quanto à posse, ainda não se tem data definida, o que vai depender de acordo feito entre a atual gestão e a chapa. Caso saia vencedor, Marcelo Beltrão sucederá Palmery Neto (PSD) – atual prefeito de Cajueiro – para um mandato de dois anos.
Fonte: GazetaWeb

Em SP, internação compulsória de dependentes começa nesta segunda

Juízes e promotores ficarão de plantão para atender urgências.
Cinquenta agentes farão abordagem nas ruas do Centro.

As internações involuntárias de dependentes químicos terão início nesta segunda-feira (21) em São Paulo.  O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no Centro, passará a ter juízes e promotores de plantão, das 9h às 13h, para atender medidas de urgência em casos de necessidade de internação compulsória ou involuntária.

Cinquenta agentes farão abordagens nas ruas. Os dependentes passarão por uma consulta médica para fazer uma avalição de seu estado de saúde. Se for atestado que o viciado não tem domínio da sua própria saúde e condição física e este se negar a receber tratamento, o juiz poderá determinar sua internação imediata.

As famílias dos dependentes também poderão pedir ajuda, segundo a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda. O resgate poderá ser acionado. Se, após a avaliação médica, o viciado não quiser continuar internado, será acionado o plantão de justiça caso ele corra riscos. Os pedidos de internação serão também avaliados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.
Atualmente, existem 700 vagas abertas em todo o estado para internação de dependentes de álcool e drogas. Durante a internação, eles terão um acompanhamento de um programa de reinserção.

Operação
Em 3 de janeiro de 2012 foi intensificada a Operação Integrada Centro Legal, com objetivo de combater o tráfico e dar tratamento aos usuários com ações de agentes de saúde, sociais e da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.
Depois de a operação começar, o número de vias da região frequentadas por usuários saltou de 17 para 33. O levantamento é da Coordenadoria de Atenção às Drogas, órgão ligado à Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura. Agentes da pasta tiveram de ampliar o monitoramento das vias no Bom Retiro, Santa Cecília e República. Os craqueiros se espalharam após forças policiais tentarem expulsá-los da Luz.

Alegando que os dados são irrelevantes diante de toda a ação, a administração pública não forneceu à equipe de reportagem o mapa atualizado com os nomes das ruas e avenidas.

A Operação Integrada Centro Legal existe desde 2009, mas, no início do ano passado, quando passou a contar com policiais militares e guardas-civis, parte dos viciados da cracolândia começou a migrar para outras regiões da cidade, numa fuga chamada por eles de "procissão do crack". De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, já foram identificados grupos de viciados em entorpecentes em dez bairros: Sé, Santa Cecília, República e Bela Vista (no Centro); Cambuci e Itaim Bibi (Zona Sul); Pari (Zona Norte); Mooca e Belém (Zona Leste); e Barra Funda (Zona Oeste).
Segundo o governo, desde janeiro de 2012 a Operação Centro Legal realizou mais de 150 mil abordagens sociais e de saúde, que resultaram na internação voluntária de 1.363 dependentes químicos e mais de 13 mil encaminhamentos para abrigos e albergues.
 Fonte: G1

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeituras revisam planta de municípios e inflacionam IPTU

Reajuste no preço do metro quadrado dos bairros faz aumentar imposto.
Moradores reclamam de distorções em carnê; jurista vê aumento 'ilegítimo'.

Prefeituras de diversos municípios brasileiros estão revendo os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 com base na valorização dos preços dos imóveis. O ajuste na cobrança é feito a partir da revisão da planta genérica das cidades, utilizada para calcular o imposto. Segundo especialistas, o aumento  não é ilegal, mas é "ilegítimo" e pode ser contestado.

A planta genérica do município contém os valores do metro quadrado de cada rua e só pode ser alterada por lei. O G1 encontrou distorções onde a revisão foi aprovada, como aumentos perto de 2.000% em relação a valores pagos em 2012.
As leis foram aprovadas pelas Câmaras Municipais em projetos apresentados pelas prefeituras no fim de 2012, com aumentos elevados do preço base dos imóveis – o chamado valor venal –, calculado pelo tipo de imóvel, área, terreno ou construção, localização, entre outros fatores. Se o valor venal do imóvel aumenta, o imposto também sobe.
Fonte: G1

 

TJ cria comissão de juízes para fiscalizar penitenciárias de Alagoas

O novo corregedor-geral de Justiça, desembargador Alcides Gusmão da Silva, determinou a criação de uma comissão formada por três juízes para fiscalizar as penitenciárias alagoanas. Os magistrados irão visitar todas as unidades prisionais do Estado e verificar o cumprimento da Lei de Execuções Penais.
Segundo Alcides Gusmão, em entrevista a uma emissora de tv local, a comissão será composta pelo juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça, Antônio Dória, e por outros dois magistrados criminais.
"Eles terão a função de visitar todas as penitenciárias e verificar se o gestor público está cumprindo a lei, elaborando relatórios de tudo que for visto e determinado. Mas é importante frisar que a competência de administração dos presídios compete ao governo estadual", ressaltou Alcides Gusmão.
Alcides Gusmão, que assumiu a Corregedoria do TJ, no início do ano, demonstrou ainda preocupação com a explosão ocorrida na Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), ocorrida em dezembro do ano passado. O desembargador explicou que teve reunião com um coronel do Exército, que veio de Recife, para ajudar na elaboração de uma resolução do tribunal para normatizar o procedimento em caso de apreensão de materiais explosivos.
A orientação do Poder Judiciário é de que o material explosivo seja encaminhado imediatamente para o quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada logo após o procedimento de apreensão feito pela Polícia Civil.
Fonte: Tudo na Hora

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CSA joga bem, vence o Murici por 1 x 0 e assume a vice-liderança; veja o gol

De olho na primeira vitória no ano do seu centenário, o CSA derotou o Murici por 1 x 0 no Estádio Rei Pelé, na noite desta quarta-feira (16), pela 2ª rodada do Campeonato Alagoano. A partida teve transmissão ao vivo da Rádio Pajuçara FM 103,7 Maceió e do TNH1.
No primeiro tempo, os dois times tocavam bem a bola, mas a valorizaram demais no meio campo e quase não criavam lances de gol. Mas depois o Azulão começou a pressionar, criando boas chances. O Verdão cometia muitas faltas e tentava o contra-golpe, mas quase não chegava na grande área azulina. Só dava CSA. O time marujo era melhor em campo e passava a maior parte do tempo em seu campo ofensivo. O Murici tinha muita dificuldade na criação de jogadas e seguiu sem assustar o goleiro Flávio, apesar de ter saido mais para o jogo. Nos minutos finais, o quadro foi igual, mas a etapa acabou sem gols.


No segundo tempo, o jogo voltou mais disputado e o Murici passou a equilibrar o confronto. Diferentemente da etapa inicial, o Verdão era quem criava as melhores chances de gol e passou a dar mais trabalho ao goleiro Flávio. O CSA seguiu bem e ocasionalmente tentava abrir o placar. Só que aos 11 minutos, Marielson abriu tirou o zero do marcador para o Azulão. O time marujo voltou a ficar melhor e mesmo vencendo mantinha a maior posse de bola e tentava ampliar. Depois, o alviverde melhorou, ficou um pouco mais ofensivo e passou a buscar o gol de empate, só que a defensiva azulina segurava bem. Nos momentos finais, o jogo foi equilibrado, bastante movimentado, mas acabou mesmo com a vitória azulina.
Com o resultado de 1 x 0, o CSA ficou na 2ª colocação com 4 pontos. Já o Murici aparece em 4º lugar com 3 pontos conquistados. O líder é o União, que venceu o CSE por 1 x 0 nesta noite em Palmeira dos Índios e tem 6 pontos.
1º tempo
A partida começou bem movimentada no setor de meio campo e as duas equipes tocavam a bola com qualidade.
Como os times procuravam valorizar a posse de bola, o jogo ficou morno e ninguém conseguia chutar para o gol.
O primeiro chute foi aos 11 minutos. Rodolfo cobrou falta com categoria, a bola desviou de leve na barreira e passou perto da trave, mas foi para escanteio.
Depois, o CSA pressioava em busca do primeiro gol. Já o Murici cometia muitas faltas e jogando no contra-ataque mal conseguia chegar na área azulina.
Em nova cobrança de falta com categoria, Rodriguinho mandou para o gol aos 17 minutos, mas a bola foi por cima do gol.
Rodriguinho recebeu pela direita e mandou um chute forte de fora da área, só que Dias fez uma bonita defesa e cortou para a linha de fundo, aos 20 minutos.
Um minuto depois, a bola foi cruzada na área do Murici e Gilmar desviou, mas para fora.
Aos 22 minutos, Robério fez jogada individual pela esquerda e chutou para gol, porém Dias no meio da meta, deu um soco e tirou do perigo.
Só dava CSA. O time marujo era melhor em campo e passava a maior parte do tempo em seu campo ofensivo. O Murici tinha muita dificuldade na criação de jogadas e seguiu sem assustar o goleiro Flávio.
Marielson pegou de trivela após bonita troca de passes e Dias se esticou todo para fazer uma grande defesa, aos 31 minutos.
A primeira tentativa de gol do Murici foi aos 36 minutos. Alex Murici cruzou e Patrick escorou de cabeça, mas mandou ao lado do gol.
Aos 44, Paulinho lançou na área e Patrick subiu de cabeça, mas a bola foi por cima do travessão.
Nos momentos finais da primeira etapa, o alviverde tentou sair para o jogo, mas continuou sem assusstar. Sendo assim, os dois times foram para o intervalo sem balançar o cordão.
2º tempo
A etava final voltou bem disputada e o Murici passou a equilibrar o jogo em relação ao segundo tempo.
O time da casa atacava principalmente pelo lado direito, enquanto os visitantes preferiam explorar mais seu lado esquerdo.
Aos 5 minutos, Leandrinho cruzou no primeiro pau e na dividida com a zaga, Gilmar chutou e ganhou escanteio.
Dois minutos depois, Paulinho partiu em velocidade pela esquerda, tocou para Alexsandro, que em boas condiçoes chutou mal e para fora.
Após receber lançamento em profundidade, Alex Murici penetrou na grande área e chutou dando um carrinho, mas Flávio segurou.
É GOL! Aos 11 minutos, Marielson foi lançado por Mendes e na cara do gol tocou na saída de Dias. CSA 1 x 0.
O Murici tentou respnder em cobrança de falta de Rosembrick. Aos 15 minutos, ele isolou a bola, que foi para fora.
Aos 17 foi a vez de Levi isolar, depois de troca de passes pelo meio campo ele tentou de fora da área.
Guêba tentou em cobrança de falta aos 19 minutos com Guêba. De longe, ele chutou para a linha de fundo.
O CSA voltou a ficar melhor e mesmo vencendo mantinha a posse de bola e tentava ampliar o marcador.
Rosembrick tocou curto o escanteio para Alex Murici, que chutou colocada para o gol e Flávio defendeu em dois tempos, aos 30 minutos.
Depois, o alviverde melhorou um pouco mais ofensivo passou a buscar o gol de empate, só que a defensiva azulina segurava bem.
Depois de lançamento errado de Flávio, Guêba ficou com a bola e soltou o pé, mas Flávio pegou, aos 34 minutos.
Dois minutos depois Paulinho pegou uma sobra de cruzamento e chutou cruzado, só que para a linha de fundo.
Nos momentos finais, o jogo foi equilibrado, bastante movimentado, mas acabou mesmo com a vitória azulina.

Ficha técnica
Campeonato Alagoano 2013 – 2ª rodada
Jogo: CSA 1 x 0 Murici
Gols: CSA- Marielson, aos 11” do 2T
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 16/01 (quarta-feira)
Hora: 20h30
Árbitro: Gorge Alves Feitoza (FAF)
Auxiliar 1: Otávio Correia Neto (CBF-AL)
Auxiliar 2: Thalis Augusto Monteiro (CBF-AL)

CSA:
1- Flávio
2- Leandrinho
3- Leandro
6- Adalberto
4- Fabiano
5- Levi
11-Rodolfo (16-Patrick Borges, aos 21” do 2T)
8- Marielson
10- Rodriguinho (15-Jucemar, aos 3” do 2T)
7- Robério
9- Gilmar (18-Mendes, aos 9” do 2T)
Técnico: Lorival Santos
Banco CSA: 12-Manoel, 13-Cleberson, 14-Rhenan, 15-Jucemar, 16-Patrick Borges, 17-Fellipe Garopaba, 18-Mendes.

Murici:
1- Dias
2- Alex Murici
3- Alisson
4- Bruno Garcia
6- Paulinho
5- Lau (15-Josy, aos 19” do 2T)
7- Guêba
8- Everlan (13-Sinval, no intervalo)
10- Patrick (18-Rosembrick, aos 13” do 2T)
11- Alexsandro
9- Rony
Técnico: Bilú
Banco Murici: 12-Pavão, 13-Sinval, 14-Ramon, 15-Josy, 16-Rambo, 17-Alex Júnior, 18-Rosembrick.

ProUni abre inscrições para milhares de vagas

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista


Estão abertas, a partir desta quinta-feira, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa – os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira . O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até então, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.

Na hora de se candidatar a uma vaga, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem 2012. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis na internet.

Na primeira edição deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade).

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

A bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar por um deles, já que é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
 

TJ suspende linha de ônibus da Real Alagoas após liminar impetrada por três empresas

Foto: Arquivo/Real Alagoas

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), em decisão publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16), determinou a suspensão da linha de ônibus Salvador Lyra-Ponta Verde-Via Expressa (602 A), explorada pela empresa Real Alagoas. A suspensão, através de liminar, atende a ação impetrada por três empresas que alegam arcar com prejuízos após a implantação da linha, tendo em vista que já operam no itinerário em questão.
As empresas Cidade de Maceió, Massayó e Nossa Senhora da Piedade entraram com um agravo de instrumento no TJ-AL, pedindo a suspensão da exploração da linha pela Real Alagoas. O pedido foi julgado pelo desembargador Washington Luiz ainda no dia 1º de janeiro, no plantão do Tribunal de Justiça. As três empresas argumentam que a linha foi outorgada à Real por meio de procedimento administrativo ilegal, por não ter passado por licitação.
No pedido, as três empresas observam ainda que a concessão da linha à Real Alagoas infringe decisão judicial da 14ª Vara da Comarca de Maceió, que, por sua vez, impede a criação de novas linhas até que a licitação do transporte público municipal seja realizada. Segundo o documento, as empresas apresentaram até mesmo fotos para reforçar sua argumentação.
De acordo com o desembargador, se a ação se tratasse de ampliação de uma linha já existente, sua exploração seria permitida. No entanto, ele entende que foi criada uma nova linha e, por este motivo, decidiu suspendê-la e, para não reduzir o número de ônibus na região, determinou que as outras três empresas supram a demanda com o aumento de ônibus no itinerário.
O superintendente municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo da Silveira, disse que a empresa recebeu a autorização para explorar a linha no final da gestão passada, mas acatará a determinação do desembargador. “Toda decisão judicial será cumprida. E a SMTT fará as adequações necessárias para o cumprimento da lei”, ressaltou.
O TNH1 tentou entrar em contato com a Real Alagoas para saber quantos ônibus operam neste itinerário e se a empresa pretende recorrer da decisão, caso entenda se tratar da ampliação de uma linha já existente, mas não conseguiu falar com a diretoria ou com o departamento jurídico.
Fonte: TudonaHora

Prefeito de Quebrangulo decreta emergência e cancela concurso público

A prefeitura de Quebrangulo decretou nesta quarta-feira (16) situação de emergência administrativa no município e suspendeu o concurso público cujas provas estavam marcadas para o próximo dia 27 de janeiro. A informação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o prefeito Manoel Costa Tenório, os gastos públicos com folha de pagamento superam o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impede a contratação de novos servidores públicos. Além disso, vários problemas foram encontrados no edital do concurso público, o principal deles é a oferta de um número de vagas superior as necessidades da prefeitura.
Na publicação, o gestor municipal ainda relata que faltam documentos essenciais para o funcionamento regular da prefeitura  e que a antiga gestão não forneceu informações sobre contratos firmados entre a prefeitura e empresas prestadoras de serviços.
Segundo o prefeito, as contas bancárias do município, em quase sua totalidade, foram encontradas com saldo zero. Agora, uma equipe designada pelo gestor municipal vai fazer um levantamento do número de funcionários, averiguar as reais necessidades do município e avaliar o impacto financeiro que novas contratações podem ocasionar.
Os candidatos já inscritos no concurso devem requerer à administração municipal o ressarcimento do valor da inscrição. Por enquanto, não há previsão de uma nova data para realização do concurso.

Fonte: TudonaHora

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Redução de crimes em AL é assunto da coluna da Dilma

por Agência Alagoas

A presidenta Dilma Rousseff falou, em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, sobre os resultados positivos obtidos com a implantação do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas. A coluna foi publicada no Jornal Gazeta de Alagoas desta terça-feira (15).
“Alagoas iniciou o programa em julho e reduziu os crimes em 15% em relação ao segundo semestre de 2011”, afirmou Dilma Rousseff. De acordo com ela, o Brasil Mais Seguro foi criado para atuar com os estados em ações e estratégias de redução de crimes violentos e para enfrentar o crime organizado e, em 2013, será ampliado para outras unidades federativas.
Segundo a presidenta, essa aliança institucional de forças garantiu que Alagoas atingisse um lugar de destaque no País no setor de segurança pública a partir dos resultados do programa Federal. De acordo com dados do Ministério da Justiça, nos meses de junho a novembro, a redução do índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) chegou a 30% no Estado, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Maceió, a redução da criminalidade foi ainda maior: 54%. Pela primeira vez em 12 anos, Alagoas conseguiu uma redução na curva ascendente de homicídios, sendo o Estado que mais reduziu o número de homicídios em 2012 com relação ao ano anterior.
A presidente Dilma, que respondeu a uma pergunta feita pelo dentista Gerson Andrade Pereira, de Bom Repouso, em Minas Gerais, sobre investimentos em Segurança Pública no País, também falou da atuação da inteligência policial no Estado, que, segundo ela, conseguiu identificar os autores dos crimes em mais de 80% dos inquéritos policiais. Pelos números do Ministério da Justiça, o balanço dos cinco primeiros meses do Brasil Mais Seguro aponta que, de junho a novembro, 89% dos inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil alagoana foram remetidos à Justiça com autoria identificada.
Atualmente, em Arapiraca e Maceió, a Polícia Judiciária vai ao local do crime, onde já inicia a investigação para chegar à autoria e prender os criminosos, sendo auxiliados pelo trabalho da Perícia Criminal, fundamental para incluir as provas técnicas nos inquéritos.
Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Defesa Social, a polícia alagoana vem atuando em parceria com a Polícia Judiciária da Força Nacional. Atualmente, a Delegacia de Homicídios da Capital conta com 12 delegados, quatro da Polícia Civil de Alagoas e mais oito da Força Nacional Judiciária, deslocados para a unidade policial, além de mais de 60 policiais – escrivães e agentes em plantão permanente.
O governador Teotonio Vilela Filho ressaltou que a presidenta reconhece o esforço feito pelo Governo do Estado para realizar investimentos que auxiliem o combate à criminalidade. “Só na área da segurança pública vamos investir US$ 60 milhões. Multiplicamos por dez o número de viaturas das polícias desde o início do Governo. Eram 40, hoje são 400. Numa parceria com o Governo Federal, foi estabelecido que para cada R$ 1 gasto pelo Governo Federal, o mesmo valor seria investido com recursos do Tesouro Estadual. É o que tem sido feito e são investimentos que Alagoas nunca teve”, explicou.
Ele afirmou ainda que a redução do índice de crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e resistência com morte) também vem sendo foco de elogios por parte do Ministério da Justiça. “Nosso trabalho é permanente e novas ações já começam a ser postas em prática, como a inauguração da primeira etapa do sistema de videomonitoramento; o início das obras do novo presídio, com a chegada dos módulos de segurança do Agreste, e mais o IML e o Instituto de Criminalística, que já tem verba assegurada para sua construção”, garantiu.
Os resultados também aparecem no sistema prisional, que registrou, este ano, um aumento na taxa média de entrada de presos na ordem de 28% em relação a 2011. “Isso mostra que a intensificação das ações policiais vem resultando na prisão de mais pessoas envolvidas nos mais variados tipos de crime”, disse o governador.
E, para fortalecer o programa Brasil Mais Seguro, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, anunciou recentemente que o Governo Federal já garantiu a instalação do sistema digital de comunicação via rádio para todas as viaturas, inclusive com conexão com o novo helicóptero da Polícia Militar, já foi incorporado à frota.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Blog do Vilar Ao Vivo entrevista Renan Filho nesta terça-feira

 Foto: Divulgação - assessoria

O Blog do Vilar Ao Vivo - que vai ao ar com transmissão pelo CadaMinuto, todas as terças-feiras, às 20h30 - entrevistará, no dia de hoje, 15, o deputado federal Renan Filho (PMDB).
Em pauta, o Plano Nacional de Educação (PNE), que contou com o engajamento do parlamentar alagoano, inclusive com sessão realizada em Alagoas, na Assembleia Legislativa do Estado.
Além deste, outros assuntos: a conjuntura política, os caminhos para 2014, o trabalho desenvolvido na Câmara Federal, dentre outros. Renan Filho é um dos nomes colocados no xadrez político para a próxima eleição, assumindo papel importante no fortalecimento da bancada peemedebista em Brasília (DF).
O internauta pode participar da entrevista pelo twitter. Envie sua pergunta utilizando a hastag #BlogdoVilar. Durante o programa, as participações serão selecionadas pela produção da Kuka Estratégia, que acompanha o blog desde o início.
O Blog do Vilar Ao Vivo é uma parceria entre o CadaMinuto e a Kuka Estratégia. 
Fonte: CadaMinuto

Servidores municipais de União dos Palmares entram em greve geral


Servidores efetivos da Prefeitura Municipal de União dos Palmares iniciaram na manhã desta segunda-feira (14) uma greve geral, por tempo indeterminado, por causa do não pagamento do salário do mês de dezembro de 2012. Todos os órgãos do município estão com suas atividades paralisadas e até os mortos não estão podendo ser enterrados no cemitério municipal – os coveiros municipais cruzaram os braços.
De acordo com o novo secretário de Finanças do Município, Roberto Carnaúba, a nova gestão do prefeito Beto Baía, que tomou posse em 1º de janeiro, não tem condições de fazer o pagamento dos vencimentos porque não encontrou recursos suficientes para quitar a folha salarial, que é de pouco mais de R$ 2 milhões.
Carnaúba disse ao TNH1 que a gestão encontrou apenas R$ 3 mil no saldo da prefeitura e que, mesmo com a entrada de recursos do Fundo de Participação do Municípios (FPM), no dia 10, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o dinheiro ainda não é suficiente para pagar a folha salarial e as outras dívidas que a prefeitura possui.
“Somente as escolas municipais estão dois meses com as contas de luz atrasadas e o fornecimento de energia está prestes a ser interrompido”, relata Carnaúba, ao dizer que a prefeitura deve ainda mais de R$ 1 milhão a fornecedores, além de outros pagamentos que estão atrasados, como plano de saúde e repasse a empréstimos consignados.
O prefeito Beto Baía, que já decretou estado de emergência no município, quer negociar com os servidores para que o pagamento do mês de dezembro possa ser feito após o mês de janeiro, obedecendo um calendário que ainda terá de ser discutido com os servidores, que, a princípio, não aceitaram a proposta, optando pela manutenção da greve.
Fonte: Tudo na hora

domingo, 13 de janeiro de 2013

Budega das Massas




No dia 25 de Janeiros o empresário Joaby Lima irá inaugurar Budega das Massas, Panificação e Pizzaria, onde irão trabalhar somente com Delivery (entrega à domicilio), uma forma mais rápida para os futuros clientes. Todos os pedidos serão pelos telefones (82) 8873-4558(OI), 9800-7818(TIM), 9120-7577(CLARO), 8179-1275(VIVO), FACEBOOK E MSN, em breve pelo site.